CHEGAR E PERMANECER NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DOS CONCLUINTES DE GRADUAÇÃO DO ICHF DE ORIGEM POPULAR

Soraya Lucena Diniz Costa

Muitas são as formas de analisar questões de origem e classe social no Ensino Superior. Uma das preocupações mais comuns é com a não permanência, isto é, a evasão dos estudantes. Essa monografia se debruça sobre o assunto para compreender universitários de origem popular que superaram as expectativas e obtiveram êxito. Baseia se em um grupo focal com estudantes da Universidade Federal Fluminense de origem popular para discutir as teorias de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire sobre classes sociais e educação.

GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Lucas Peres Marques da Silva

Este trabalho investiga do ponto de vista construtivista de que forma gênero é construído discursivamente e socialmente na escola e em livros didáticos, como são representadas e reproduzidas nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar a construção de identidades. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisam-se textos e imagens de um livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão.

 

DRAGS: DISCURSOS SOBRE FEMINILIDADE E SUBVERSÃO

Lizandra Rachel Nogueira Correia Almiron

O trabalho tem como objetivo fornecer uma melhor compreensão a respeito dos discursos e das novas maneiras do fazer drag baseados na teoria queer de Judith Butler que, através da tentativa de produzir paródias subversivas de gênero, questionam os padrões binários institucionalizados e socialmente dominantes – e entender de que maneira esses discursos são recebidos na comunidade online brasileira fãs da arte drag . Através da Análise Crítica do Discurso de Fairclough buscarei entender um pouco mais a respeito dos diferentes personagens envolvidos na cena drag, dos pontos de discordância que trazem seus discursos e das disputas de poder envolvidas na negociação dialética de significados. Analisarei questões como feminilidade, desconstrução e reprodução de padrões de gênero e o machismo neste recorte social, buscando também compreender de que maneira este contexto reflete ou contesta padrões da sociedade mais ampla em que se insere.