O LabGen – Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade é um grupo dedicado à teoria e pesquisa sociológica sobre gênero e suas interseções com raça, classe, geração, origem geográfica, sexualidade e outros eixos. Foi criado em 2018 e está sediado no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), da Universidade Federal Fluminense. Os trabalhos realizados no laboratório compreendem tanto investigações teóricas sobre o campo da sociologia clássica e contemporânea à luz das contribuições dos estudos de gênero e interseccionalidade até pesquisas empíricas sobre gênero e suas imbricações com os aspectos sociais, culturais, econômicos e institucionais das sociedades contemporâneas. O grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Uma de suas frentes de trabalho é a pesquisa e divulgação científica sobre mulheres na Teoria Social, se debruçando sobre a produção intelectual feminina no campo das ciências sociais. O LabGen produziu diversas publicações acadêmicas sobre o tema, tais como livros, capítulos de livros, artigos em periódicos. O LabGen ofereceu também diversos cursos de extensão e capacitação sobre mulheres na teoria social, destinados a estudantes, professores, profissionais e público em geral, como foi o caso das duas edições do curso Mulheres na Teoria Social na ANPOCS.
Em 2022, o grupo ganhou o reconhecimento público do Prêmio Malala – Edital Igualdade de Gênero 2022, da ONG Ação Educativa e do Fundo Malala. A cerimônia de reconhecimento público apresentou as 8 propostas mais criativas para a educação de jovens e adultos e o Labgen foi selecionado. Além disso, o livro “Clássicas do Pensamento Social” figurou na lista dos melhores livros de ciências sociais de 2021 da revista Quatro Cinco Um.
Em 2023, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) incluiu o livro “Pioneiras da Sociologia” na lista de obras de Sociologia que serão cobradas no vestibular UFPR 2023/2024. Em decorrência disso, o IFPR – Instituto Federal do Paraná realizou uma sessão temática para os alunos de Ensino Médio baseado no livro. Paralelamente, alguns concursos públicos com prova de sociologia ou ciências sociais começaram a cobrar conteúdos dos livros sobre as pioneiras/clássicas, como foi o caso do concurso para Professor Ensino Fundamental e Médio – Área Sociologia – 2023, para o Município de São Paulo. Em 2022, a PUC-Rio incluiu o “Clássicas da Sociologia” em seu edital de seleção de mestrado. Os livros, finalmente, têm sido adotados com frequência crescente nas aulas de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras (UFF, UFRJ, UERJ, UFPR, UFMA, UFJF, UFC, entre outras), além de operarem como referência para projetos de iniciação científica no Ensino Médio público brasileiro.
1. GÊNERO NA TEORIA SOCIAL E POLÍTICA CLÁSSICA: Análise e revisão do cânone sociológico a partir do eixo de gênero.
2. TRABALHO, CONHECIMENTO E REGIMES DE DESIGUALDADE: Estudo das desigualdades raciais e de gênero na atividade de pesquisa e docência.
3. GÊNERO, RAÇA E CLASSE NAS ORGANIZAÇÕES: investigações teóricas e empíricas sobre desigualdades em diferentes contextos organizacionais.
Juliana Lencina • Danielle Fernandes Rodrigues Furlani • Camila Fintelman • Andressa Lelis • Mariana Albert Ferreira • Gabriela de Alencar Ferreira • Luiza Gonçalves • Nina Murad • Luiza Melo • Bruna Raposo Tavares • Amanda Areal • Luiza Costa Melo