Verônica Toste Daflon
Universidade Federal Fluminense
Verônica Toste Daflon é doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj) e mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Foi bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA, IFCS-UFRJ) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS). Coordena o LabGen (UFF) e é pesquisadora do Desestrutura (UFF) e do Global Race Project (ANR). Seus atuais temas de pesquisa são sociologia das relações de gênero, sociologia das interseccionalidades e desigualdades relacionais e gênero na teoria social e política clássica.
http://lattes.cnpq.br/4017198138135829
veronicatoste@id.uff.br
Anna Bárbara Araújo
Fundação Oswaldo Cruz
Anna Bárbara Araujo é doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora substituta do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e consultora da ONU Mulheres. Atualmente é bolsista de pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem interesse nos seguintes temas: trabalho de cuidado, trabalho doméstico, trabalho intermediado, interseccionalidades, desigualdades, políticas públicas e emoções.
http://lattes.cnpq.br/7723385972861655
annabarbaraaraujo@gmail.com
Débora Thomé Costa
Universidade Federal Fluminense
Débora Thomé é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF, com a tese “A mulher e a política – marcas do viés de gênero na política e na política pública no Brasil” (out/2019). Pesquisadora visitante na Columbia University of New York (2017/2018). Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), com dissertação sobre Bolsa Família e políticas de combate à desigualdade (dez/2010). Autora dos livros “Mulheres e Poder – histórias, ideias e indicadores”, com Hildete Pereira de Melo (FGV, 2018) e “O Bolsa Família e social-democracia” (FGV, 2013). Vem também atuando junto a grupos de direitos das mulheres. Ministra aulas em todos o Brasil para mulheres que querem se candidatar a cargos eletivos, além de ser professora do Columbia Women’s Leadership Network, um curso para funcionárias públicas brasileiras. Sua linha de estudo busca compreender o viés de gênero das instituições, bem como ele é construído e realimentado nas relações que constituem o poder.
http://lattes.cnpq.br/6971618128488658
debora.thome@gmail.com
Carolina Castellitti
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Argentina, graduada em sociologia pela Universidad Nacional
del Litoral (Santa Fe) e doutora em antropologia social pelo PPGAS-MN, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vem desenvolvendo pesquisas sobre gênero, interseccionalidade, carreira e conjudalidade, na Argentina e no Brasil. Foi assim que descobriu o mundo da aviação comercial brasileira, abordando etnograficamente as trajetórias e memórias de aeronautas da antiga companhia “Varig”. A partir dessas pesquisas, vêm escrevendo sobre gênero, individualismo,
camadas médias e bifurcações biográficas ou crises. Também tem experiência como professora de sociologia e espanhol, tradução e consultoria.
http://lattes.cnpq.br/6882269811171677
ccastellitti@gmail.com
Esther Pieruccini Rodrigues
Universidade Federal Fluminense
Esther Pieruccini Rodrigues é graduanda do curso de Ciências Sociais (bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente encontra-se na condição de bolsista
de Iniciação Científica no LabGen (UFF) pela Faperj, contribuindo para o projeto “Gênero, raça e desigualdades na carreira docente: um estudo organizacional na UFF”. Tem
interesse nos campos da Sociologia e Antropologia do Gênero, Gênero e Sexualidade, Violências de Gênero e Gênero e interseccionalidades.
http://lattes.cnpq.br/0068354779763722
estherpieruccini@id.uff.br
Luna Ribeiro Campos
Universidade Estadual de Campinas
Professora de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Atualmente é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de Estudos de Gênero. Mestra em Sociologia com concentração em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA – UFRJ), instituição onde também cursou bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais.
http://lattes.cnpq.br/2034097817055256
lunaribeirocampos@gmail.com
Lolita Guimarães Guerra
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lolita Guerra é historiadora, com graduação e mestrado pela UFRJ e doutorado pela UNICAMP. Ao longo de sua formação, desenvolveu pesquisas voltadas à Antiguidade, com enfoque na documentação de natureza mítico-religiosa, culminando em reflexões sobre identidade, subjetividade e mortalidade. Desde 2017 tem se voltado à questão de gênero, preocupada com ideias sobre as mulheres na Pré-História, em especial na forma do mito da pré-história matriarcal difundido por diversos campos do saber a partir do Matriarcado de Johann Bachofen (1861), da Sociedade Antiga de Lewis Morgan (1877) e da Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado de Friedrich Engels (1884).