No dia 27 de maio, às 14h, a professora Verônica Toste vai proferir a palestra “Feminismo e antifeminismo: memória coletiva e história terapêutica” no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj). O instituto fica na Rua da Matriz, nº 82. Não é preciso fazer inscrição prévia.

“A narrativa sobre o passado desempenha um papel fundamental na formação dos mitos nacionais e na auto-compreensão dos grupos étnicos. Ela é igualmente vital para os movimentos sociais, incluindo os feministas. Recentemente, a narrativa sobre o feminismo se tornou um campo de disputas. O passado é constantemente invocado como um tribunal de apelação para os conflitos do presente, especialmente devido a um maior enfoque em identidades plurais ou interseccionais e às críticas endereçadas ao feminismo tanto pelo campo progressista quanto o campo conservador.

O termo “História terapêutica” refere-se ao emprego da história de maneira que traga conforto e fortaleça a identidade pessoal ou coletiva. Ele difere da prática profissional da história, apoiada em métodos e padrões acordados entre historiadores em uma comunidade heterogênea e profissional. Esta apresentação investiga as críticas endereçadas ao feminismo por meio de “histórias terapêuticas” relacionadas ao movimento feminista, originadas em diversos campos, do antifeminismo ao feminismo decolonial.