O VI Seminário Anual da RedeGen, Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismos, ocorrerá nos dias 30/11 e 01/12/23, no Auditório do IMS/UERJ, 6012, Bloco E, 6º andar. Rua Francisco Xavier, nº 529, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. As inscrições serão realizadas à partir das 09:00 hs no local e haverá emissão de certificados. Confira na programação os horários das mesas.

A RedeGen, formada em 2018, atualmente é composta pelos núcleos: Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ); Grupo de Estudos sobre Família Contemporânea (GREFAC/UERJ-UFRJ); Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LABGEN/UFF); LABUTA (UFRRJ); Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG/PPGSA/UFRJ); Núcleo Interdisciplinar de Mulheres, Movimentos, Instituições e Normatividades​​ (NIMMIN/IESP/UERJ); Núcleo de Estudos em Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG/PPCIS/UERJ); e Núcleo de Estudos em Corpos, Gêneros e Sexualidades (NUSEX/PGGA/MN).

Os encontros anuais da RedeGen visam debater e difundir estudos e pesquisas da área e contam com apresentações de estudantes de pós-graduação, além de convidados externos, nacionais e internacionais. Neste encontro de 2023 serão abordados temas clássicos para os estudos de gênero e feminismos, como: divisão de tarefas por gênero no trabalho docente; gênero e cuidado; feminicídio; tráfico de pessoas; racismo e violência estatal; movimento estudantil e as questões de gênero e sexualidade; políticas de enfrentamento ao assédio na universidade; gênero, religião e conservadorismo; homoerotismo, etarismo e envelhecimento; e transparentalidade e paternidades trans.

O encontro de 2023 foi organizado pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) e pelo Núcleo de Estudos de Desigualdades e Relações de Gênero (NUDERG), ambos ligados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).