Professor de Sociologia do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Richard Miskolci fará uma palestra com base no seu livro Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada, no dia 14 de setembro, às 10h, no Encontro às Quintas. O evento é on-line e será transmitido ao vivo no canal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no YouTube. A debatedora será a professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Veronica Toste Daflon, autora de Tão longe, tão perto: identidades, discriminação e estereótipos de pretos e pardos no Brasil (2017).

Pesquisador do CNPq e coordenador do Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Direitos Humanos e Saúde, Richard Miskolci se dedica à pesquisa e orientação sobre os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação, com especial atenção ao tema da desinformação em saúde. Em Batalhas Morais, o sociólogo analisa tendências autoritárias e anti-intelectuais presentes em determinado padrão de ativismo social. O professor da Unifesp discorre sobre o conteúdo das críticas aos mediadores sociais no âmbito da universidade, da ciência e das instituições. De acordo com o cientista social, disparidades históricas e estruturais deixaram de ser abordadas no campo do direito e da saúde pública em proveito de um enquadramento moral benéfico a um só tempo à extrema-direita e ao campo progressista.

Richard Miskolci é também autor de Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças (2017).

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.

Encontro às Quintas
Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada
Expositor: Richard Miskolci (Unifesp)
Debatedora: Veronica Toste Daflon (UFF)