A A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e a Editora Funilaria abriram o processo seletivo para participação no Clube de Leitura do livro “A teoria sociológica para além do cânone”, de Syed Farid Alatas e Vineeta Sinha.
O Clube de Leitura será conduzido por Luna Ribeiro Campos, pesquisadora no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Unicamp) e integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (Labgen/UFF).
Serão realizados 5 encontros virtuais, às terças-feiras, às 19h, a partir de 1º de agosto.
“A teoria sociológica para além do cânone” busca destacar os vieses do eurocentrismo e do androcentrismo na teoria sociológica clássica e propor correções necessárias. O livro também enfatiza pensadores sociais não ocidentais e mulheres pensadoras negligenciados, como Ibn Khaldun, Harriet Martineau, Florence Nightingale, Pandita Ramabai Sarasvati, José Rizal, Said Nursi e Benoy Kumar Sarkar. Além disso, propõe uma nova abordagem crítica e significativa para o ensino da teoria sociológica, revelando as qualidades atemporais das obras de Marx, Weber e Durkheim, apesar de suas limitações conceituais, metodológicas e ideológicas.
Este livro é resultado de uma prática de pedagogia crítica desenvolvida ao longo de duas décadas. Foi concebido como um manual para uso em sala de aula, unindo teoria e prática, conforme expressado por Amílcar Cabral.
Acesse o formulário e o edital para se inscrever.