Está em pré-venda o livro “Teoria Sociológica Para Além do Cânone“, de Syed Farid Alatas e Vineeta Sinha. Luna Campos (Labgen/UFF) assina a contracapa:

“Neste livro, Syed F. Alatas e Vineeta Sinha, professores da Universidade Nacional de Singapura, vão além das críticas ao etnocentrismo e ao androcentrismo do cânone sociológico. Dando um passo adiante, incluem no ensino de sociologia clássica a contribuição de fontes não ocidentais e de vozes femininas. O objetivo é deslocar a narrativa de surgimento da sociologia para considerar como as transformações sociais em curso naquele momento foram experimentadas em contextos não europeus. No entanto, a ideia não é excluir autores como Marx, Weber e Durkheim dos currículos acadêmicos. Pelo contrário, argumenta-se em favor de uma nova forma de ler os clássicos que incorpore preocupações teóricas com o eurocentrismo, o sexismo e o colonialismo. Os capítulos apresentam autoras e autores de diferentes contextos culturais e geográficos, como o norte da África, o sul da Ásia e a Europa ocidental. Dessa forma, o livro inova ao trazer para o núcleo teórico da sociologia discussões sobre a modernidade vivida por sujeitos sociais distintos, impulsionando o surgimento de sociologias alternativas e propondo um diálogo criativo entre elas”.

Luna Ribeiro Campos, professora de Sociologia no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). Mestra em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA-UFRJ e doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu. É integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (Labgen/UFF) e do grupo de pesquisa Mulheres de letras: escritoras dos séculos XIX e XX, Brasil, Europa e África (Unicamp).