Está disponível no repositório da UFF a dissertação de mestrado de Leonardo Fernandes Hirakawa “Desvendando a cor padrão: o viés racial na seleção do suspeito na Operação Segurança Presente“. Trata-se de extenso trabalho de pesquisa quali-quantitativa desenvolvida por Leonardo na OSP do Recreio dos Bandeirantes, com o objetivo de elucidar mecanismos que levam à super-representação de pessoas pretas e pardas entre os abordados pela polícia. Do resumo do trabalho:

“O presente trabalho dialoga com a sociologia das organizações para compreender como ocorre a construção social cotidiana da raça e do racismo na atividade policial, como se define um “suspeito” e quais são os incentivos e coerções organizacionais e comunitárias que constrangem a ação do policial. Para tal fim, realiza pesquisa quali-quantitativa na Operação Segurança Presente (OSP) do bairro carioca do Recreio dos Bandeirantes, utilizando a pesquisa documental, etnografia, entrevistas e análise de dados quantitativos. Busca-se entender como o viés racial está relacionado à racionalização burocrática do serviço policial, sobretudo o uso de métricas e indicadores de eficiência ligados à quantidade de abordagens realizadas e arranjos de trabalho extraoficiais utilizados para aumentar a produtividade do policial. A pesquisa constata também a participação ativa da população residente no bairro do Recreio e da administração da OSP na construção social do suspeito, indicando mecanismos relacionais de racialização que vão além das atitudes individuais do policial. Finalmente, discute como a privatização do serviço público de polícia rompe com preceitos de universalidade da segurança, conduzindo à rotulagem em massa de pessoas pretas e pardas.”

A pesquisa também foi apresentada no 46º Encontro Anual da Anpocs e o artigo está disponível para download no site do encontro.

Skip to content