A pesquisadora do LabGen e aluna do PPGSA-UFRJ Ana Clara Matias Rocha apresentará um trabalho derivado de sua dissertação de mestrado no ICOS 2022 – International Conference on Organizational Sociology em Trondheim, Noruega. O seminário é organizado pelo comitê de pesquisa da ISA em Sociologia das Organizações. Ana Clara é orientada pelo professor Flávio Carvalhaes (PPGSA-UFRJ) e coorientada pela professora Verônica Toste (PPGS-UFF), coautora do paper.

A pesquisa investiga como a pandemia afetou padrões já desiguais de distribuição do trabalho entre docentes homens e mulheres na Universidade Federal Fluminense a partir de uma grande base de dados quantitativos. Dados de 2019 mostraram disparidades entre docentes homens e mulheres quanto à realização de tarefas: em média, mulheres orientam mais monografias, iniciação científica e à docência. Elas também participam mais de atividades de organização do cotidiano como comissões, coordenação de graduação, monitoria, extensão e eventos.

Docentes homens, por outro lado, são a maioria dos detentores de bolsas de pesquisa e nos cargos de mais prestígio na universidade, realizando tarefas com mais retorno material e simbólico e dispondo de mais tempo para publicação e captação de recursos. Nesse paper, indaga-se se tal distribuição foi afetada pela pandemia, comparando os dados de 2019 e 2020. Quando mensuradas as diferentes formas de trabalho, constatamos o mesmo cenário de queda de produtividade feminina registrado em outros estudos? Como se distribuíram as tarefas durante o período, sobretudo diante da reorganização das rotinas de trabalho provocada pela suspensão das atividades presenciais?