Vem aí o segundo ciclo do Curso de Extensão ANPOCS/UFF Mulheres na Teoria Social. São 6 sessões de 5 a 20 de agosto. A participação em 75% das atividades faz jus a certificado de extensão, de 12h.

O II Seminário Temático Mulheres na Teoria Social (LabGen & ANPOCS) tem como objetivo apresentar ao público de docentes, discentes e pesquisadores a produção de sociólogas do século XIX, num esforço de reavaliação da disciplina e de rediscussão de alguns dos fundamentos das ciências sociais a partir das contribuições do que hoje entendemos como uma perspectiva de gênero. Nas três semanas de seminário, diferentes pesquisadoras se debruçarão sobre as obras de seis autoras do contexto não europeu e afro-americano em busca de recolocá-las em diálogo com o cânone sociológico pela demonstração dos seus méritos teóricos e dos benefícios pedagógicos de ensina-las nos cursos de ciências sociais.

Inscrições abertas: http://www.extensao.uff.br/inscricao/

Confira a programação:

Maria Firmina dos Reis – 05/08, 18h
Luciana Diogo (USP)
Debatedora: Bianca Santana (USP)

Pandita Ramabai – 06/08, 18h
Verônica Toste (UFF)
Debatedora: Daniela Mussi (UFRJ)

Anna Julia Cooper – 12/08, 18h
Cátia Maringolo (UFMG)
Debatedora: Flávia Rios (UFF)

Alexandra Kollontai – 13/08, 18h
Anna Bárbara Araújo (UFRJ)
Debatedora: Bila Sorj (UFRJ)

Juana Manuela Gorriti – 19/08, 18h
Carolina Castellitti – (Museu Nacional / UFRJ)
Debatedora: Eliana Debia (Universidad Nacional de Tierra del Fuego)

Olive Schreiner – 20/08, 18h
Raquel G. A. Gomes (UNICAMP)
Debatedora: Priscila Medeiros (UFSCAR)

Independente da inscrição, o seminário poder ser acompanhado gratuitamente no canal da ANPOCS no YouTube: https://www.youtube.com/user/anpocs