A sequência didática “Mulheres na Sociologia do século XIX: gênero e temas clássicos“, desenvolvida pela professora de Sociologia Raquel Simas (Campus São Cristóvão III) em parceria com Verônica Toste (UFF) e Luna Campos (Cefet-RJ), ganhou o reconhecimento público do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2022.
A sequência didática tem como objetivo colocar em evidência a participação de mulheres no ambiente intelectual do século XIX, valorizar a contribuição delas para tópicos clássicos das ciências sociais como cultura, trabalho e relações raciais; trabalhar com as autoras de forma transversal ao currículo e evidenciar a relevância da perspectiva de gênero para a Sociologia. “A sequência didática produzida por mim, Luna Campos e Verônica Toste apresenta temas e caminhos para professores da Educação Básica abordarem as teorias de Harriet Martineau, Flora Tristan e Anna Julia Cooper. O meu trabalho no Pedro II e a formação continuada (com cursos, pós, participação em eventos) foram fundamentais para a minha contribuição na proposta pedagógica”, comentou Raquel.
Em 2019, Raquel coordenou o projeto de iniciação científica Mulheres nas Ciências Sociais, com a participação de seis estudantes do Campus São Cristóvão III e três estudantes da UERJ vinculadas ao PIBID. O projeto trabalhou as pensadoras Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft, Harriet Martineau, Flora Tristan, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Anna Julia Cooper, Charlotte Perkins Gilman, Ida B. Wells, Alexandra Kollontai e Ercília Nogueira Cobra buscando avaliar os currículos de disciplinas escolares de Humanas e alguns livros didáticos e relacionar as autoras a algumas áreas temáticas.