“Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica” é um projeto que busca, de modo interdisciplinar, oferecer a estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais. A professora Verônica Toste, do LabGen, é responsável pela aula “Desigualdade de Gênero” da disciplina Democracia, Desigualdades e Direitos.

As aulas são 100% remotas e transmitidas pela TV aberta. Assim, quem não é estudante de pós-graduação também pode assistir as aulas. O projeto é realizado pela cooperação entre as seguintes instituições: UFRJ, Unirio, UFF, UFRRJ, UERJ, Fiocruz, Fundação CECIERJ e TV Alerj. A coordenação é realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Disciplinas: Democracia, Desigualdades e Direitos e Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia. Horário dos programas na TV Alerj: quartas e sextas-feiras, 8h30 a 9h; Videoaulas semanais: exibidas na TV Alerj (TV aberta canal 15.2 e NET canal 12) e disponíveis no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e TV Alerj. Inscrições no curso: site do Forum UFRJ.